Cuidados ao escolher um pacote turístico:
Optar por um pacote turístico pode ser uma boa idéia. Além
da comodidade de garantir transporte e hospedagem, o turista ainda tem a
vantagem de um roteiro previamente traçado. Contudo, alguns cuidados devem
ser tomados para que a viagem saia como planejado.
|
|
- Planeje e pesquise preços de pacotes turísticos. Não
esqueça que em períodos de alta temporada, os preços de serviços
relacionados ao turismo (como transporte, hospedagem, alimentação,
infra-estrutura de pontos turísticos) aumentam.
- Verifique as referências da agência, procurando
indicações de conhecidos ou fazendo um levantamento dos dados cadastrais
da empresa junto ao Procon.
- Avalie cuidadosamente promoções que oferecem muitas
facilidades;
|
- Como em toda transação de compra e venda de serviços
o que vale é o que está escrito, exija da agência um contrato
registrando tudo o que foi prometido e, ainda, guarde o material
impresso promocional do pacote escolhido.
- Informe-se previamente sobre tudo que diz respeito ao
seu pacote, como datas de início e término, preço total, localização do
hotel, tipo de acomodação, programas incluídos, situações em que pode
ocorrer rescisão contratual, refeições inclusas, presença de guias e
taxas extras.
- Informe-se sobre a necessidade de vistos, vacinas e
autorização para viagens de menores.
- Exija recibos dos valores pagos, comprovantes de
reserva em hotéis e as passagens com data de saída e de chegada.
- Quando o pacote escolhido for individual, no qual o
turista faz seu roteiro personalizado para a viajem, procure,
informações sobre a cidade, bons restaurantes, pontos turísticos
interessantes e informações sobre a cultura e comportamento. Pesquise
preços para poder fazer um planejamento.
- Para uma viajem de excursão, não esqueça que os
horários dos compromissos são menos flexíveis.
- Adquira o voucher (um vale que permite receber os
serviços contratados) com antecedência pois, com esta precaução, é mais
fácil provar quando houver má prestação de serviços.
- Fique atento às datas. Em caso de desistência da
viajem, a agência devolverá o valor pago, descontando multas e taxas de
administração, que ficam maiores quanto mais próximo da viagem.
Quando houver má prestação de serviços:
- Entre em contato com a empresa que vendeu o pacote
para comunicar o fato.
- Fotografe, colete materiais promocionais impressos e
guarde notas fiscais do hotel para fazer uma comparação entre o serviço
contratado e o recebido.
- Encaminhe uma carta protocolada de reclamação para a
agência, com cópias das provas de má prestação de serviço.
- A agência deverá indenizar com a devolução de valores
cobrados ou com abatimento de preços em viagens futuras. Caso ela ao
resolva o problema, entre em contato com o Procon.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário