Tambaba é exemplo bem sucedido de praia de nudismo no Brasil
Implantação da área contribuiu para crescimento do turismo no litoral da PB.
'Temos trabalho constante de educar', aponta dono de pousada na região.
Famosa por suas pedras, a praia de Tambaba é dividida em duas: de um lado, ficam os naturistas; do outro, os que não tiram a roupa. “Todos os dias, nós temos aquele trabalho constante de educar, de mostrar que esse espaço naturista é para quem está sem roupa. Temos três fiscais diariamente, fora a moça que fica na portaria”, diz Hildebrando de Carvalho, dono da pousada Tambaba. Ele conta que, mesmo assim, a curiosidade é constante.
A praia naturista não pode ser vista de fora e, na entrada, há uma barraca onde a dona fornece instruções aos visitantes. Basicamente, a instrução é para que tirem a roupa. Pela lei que criou a área de naturismo, só pode entrar vestido quem estiver a trabalho.
Tambaba também é uma das poucas praias que podem atrair alguns dos 800 mil naturistas do hemisfério norte que buscam um clima temperado o ano inteiro. Em Santa Catarina há três praias oficiais, mas com um clima e a água mais frios. “Desde que Tambaba vem se trabalhando como produto turístico, a comunidade vem se engajando para manter o respeito às famílias, a convivência harmoniosa entre praticantes e não praticantes”, destaca Juliana Lundgren, da Secretaria de Turismo de João Pessoa.
Europeus em baixa, brasileiros em alta
Segundo Hildebrando, a frequência aumentou mais de 40% nos últimos quatro anos. Ele aponta que o crescimento é fruto de um trabalho das associações e federações de naturistas nas redes sociais, já que o número de turistas europeus diminuiu. “Converso com os poucos que estão vindo e acredito que seja a crise. Um casal de Portugal me falou que todo ano ele costumava vir, e agora está vindo de dois em dois anos porque não está em condições”, exemplifica o empresário. Ele ressalta que o número de visitantes brasileiros aumentou.
Para o professor universitário José Wagner, a educação provoca a mudança de comportamento. “Ninguém cria sem fazer revolução. Naturismo é progredir. Fizemos vários eventos sobre a questão de naturismo dentro das escolas, para que as pessoas entendessem que Tambaba é algo ímpar em nosso planeta”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário