Maceió tem praias, piscinas naturais e arquitetura; veja

  • A capital de Alagoas, Maceió, é mais um dos tesouros do Nordeste brasileiro que está na rota da temporada brasileira de cruzeiros. Com belas praias de águas calmas, cristalinas e de temperatura agradável, Maceió é um convite ao relaxamento. As paisagens vão de coqueiros a perder de vista até falésias. 

Mar adentro, um passeio imperdível são as piscinas naturais. Se você gosta de maior agitação, uma boa pedida para acelerar a adrenalina é um passeio de bugue. A cidade ainda guarda um tesouro arquitetônico colonial. Confira a seguir dez atrações em Maceió e defina o roteiro de sua próxima escala.

Praia do Gunga - A praia do Gunga é considerada uma das mais bonitas de Maceió. Sua paisagem com extensa faixa de areia branca, coqueiros, água tranquila e morna e falésias, a torna um dos principais cartões-postais de Alagoas. Lá, além da paisagem, da para aproveitar e fazer um passeio de bugue.

Lagoa do Mundaú - A lagoa do Mundaú é outro local para ser visitado em Maceió. A lagoa é um dos principais ecossistemas da cidade e o passeio de barco por ela passa por nove ilhas.

Ponta Verde - A praia de Ponta Verde é uma das principais em perímetro urbano na cidade. Suas águas claras e calmas atraem banhistas e praticantes de esportes como windsurf e mergulho. Os coqueirais, as barracas ao longo da orla e o calçadão são outros atrativos.

Praia de Carro Quebrado - Uma das mais belas do litoral brasileiro, a praia de Carro Quebrado fica a 8 quilômetros da vila central da Ilha do Crôa. O visual da praia é deslumbrante, com falésias avermelhadas, água cristalina de tom esverdeado e piscinas naturais na maré baixa.

Praia de Jatiúca - Situada no centro da cidade, a praia da Jatiúca tem águas claras e calmas. O nome vem de um dos sítios de plantação de coco de antigamente. Em tupi  ‘Y-Ati-Uca’  significa “o que finca a tromba”, ou seja, o carrapato. Foi a partir de Jatiúca que o desenvolvimento turístico de Maceió teve início.

Arquitetura em Jaraguá - O bairro de Jaraguá foi um dos principais centros comerciais da capital alagoana no século 19, por sua proximidade com o cais. O bairro foi luxuoso, com belos sobrados que posteriormente foram descaracterizados pelos moradores. Mas o conjunto arquitetônico do Jaraguá ainda mantém seu brilho, com os prédios da Delegacia da Receita Federal, Museu da Imagem e do Som de Alagoas.

Associação Comercial - Um dos prédios mais belos do bairro do Jaraguá é o da Associação Comercial. Construído em estilo neoclássico e com fachada greco-romana, o local é considerado o mais bonito e luxuoso do bairro. Sua construção iniciou em 1923, mas só foi inaugurado em 1928.

Farol de Ponta Verde - No bairro de Ponta Verde, no meio da água, está o Farol de Ponta Verde. A construção de concreto nas cores vermelha e branca tem 11 metros e altura e alcance de 12 milhas náuticas. O farol faz parte da paisagem da cidade, já que está lá desde 1922.

Artesanato de Filé - Para quem não abre mão de levar uma lembrança de suas viagens, a sugestão em Maceió é o artesanato de filé. Considerado um dos mais ricos e variados do Nordeste, os trabalhos utilizam palha, cerâmica, madeira, couro, casca de coco, fibra de bananeira e bordados.

Passeio de Jangada - A praia de Pajuçara tem entre suas atrações as piscinas naturais. Para acessá-las, a melhor forma é por meio de um passeio de jangada que leva cerca de 10 minutos. Os aquários naturais são formados apenas na maré baixa.

Canarinho Press
Terra