anuncio

MENU

Menu Horizontal

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Santa Catarina: Serra e Mar – SC

 Santa Catarina: Serra e Mar – SC
Estado(s): Santa Catarina. Temas: Cultural, Ecoturismo, Rural.
34-bom-jardim-da-serra-santa-catarina
Bom Jardim da Serra, Santa Catarina
Tendo Florianópolis como o ponto de partida, o roteiro Serra e Mar é um passeio inesquecível. Na ilha, de colonização açoriana, vive-se tanto sua história quanto a beleza de suas praias e da Lagoa da Conceição. O roteiro inclui os encantos da Serra Catarinense, repleta de belezas naturais, com destaque para as belas montanhas, cânions e quedas d’água.
A viagem é sempre agradável, no inverno ou no verão. No inverno é possível fazer programas propícios ao clima e no verão é possível se deliciar com o mar e as cachoeiras de águas geladas e refrescantes. Também pode vivenciar a cultura de um povo hospitaleiro e usufruir da estrutura turística disponível. Nas vinícolas da região, o visitante também pode comer uma sapecada de pinhão, especialidade do lugar, tomar um camargo e passear pelo histórico caminho das tropas…
Santa Catarina: Serra, Mar e muitas atrações. Quem ainda não foi não sabe o que está perdendo!

Destinos deste roteiro
Florianópolis E aí, vamos para Floripa? A cidade é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil. E não por acaso. A Ilha costeira é um convite a intimidade e aos prazeres da vida.
São Joaquim Neve? É isso mesmo que você leu: neve. A cidade é famosa por ser a mais fria do país e uma das únicas onde esse espetáculo ocorre todos os anos.
Urubici Localizado a 29 km do centro de Urubici, o Morro da Igreja sedia uma base da aeronáutica que controla o espaço aéreo de Santa Catarina. Do alto, tem-se visão privilegiada da Pedra Furada, interessante formação que se assemelha a uma grande janela natural.
Bom Jardim da Serra Bom Jardim da Serra é famosa por seu mirante no topo da Serra do Rio do Rastro. Outros destaques da cidade são a Serra do Rio do Rastro, o Cânion do Funil e o Cânion das laranjeiras.
Lages Lages, conhecida como “A Princesa da Serra” tem características únicas que revelam seus encantos, em cada estação do ano. Uma dica de passeio na região é a visita a Catedral Diocesana, construída em pedra pelos padres franciscanos.

Hotéis com ações sustentáveis


Rio do Rastro Ecoresort, Bom Jardim da Serra, Santa Catarina
Pousada da Vigia, Florianópolis, Santa Catarina
Hotel Curucaca, Serra Catarinense, Santa Catarina
Pousada dos Sonhos, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Solar Mirador, Praia do Rosa, Santa Catarina
Pousada Quinta da Bela Vista, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Sítio dos Tucanos, Florianópolis, Santa Catarina

Ir Para Topo Da Página

35. Semana à Beira-Mar em Floripa – SC
Estado(s): Santa Catarina. Temas: Cultural, Ecoturismo, Sol e Praia.
35-florianopolis-santa-catarina
Florianópolis, Santa Catarina
Dentro da ilha de Florianópolis se encontra todos os tipos de beleza. Desde as naturais, passando pelas construções históricas até o povo, a maioria descendente europeu. Entre os destaques está a gastronomia e o artesanato. Floripa, como é carinhosamente chamada, é mais conhecida por sua centena de praias, entre as quais se destacam as badaladas Mole e Joaquina.
Cercada por águas calmas e dunas macias, a Avenida das Rendeiras, caminho para as praias Joaquina, Mole e Barra da Lagoa, costuma ser um dos pontos mais frequentados da cidade durante o verão, com diversos bares, restaurantes e pequenos hotéis. Com serviços de correio, banco, mini-mercados, lojas, marinas, postos de abastecimento e vida noturna agitada, a Lagoa da Conceição é hoje considerada um bairro autônomo.
Floripa oferece mais de 30 trilhas com duração de caminhada inferior a um dia. A maioria delas tem como destino uma bela praia. Para quem também aprecia turismo cultural, o centro histórico possui atrações marcantes, como o Largo da Alfândega e o Mercado Público, construções do século XIX. Valem a pena também as Fortalezas Portuguesas e o Engenho do Caminho dos Açores, o Palácio Cruz e Sousa e a Ponte Hercílio Luz.

Destinos deste roteiro
Florianópolis E aí, vamos para Floripa? A cidade é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil. E não por acaso. A Ilha costeira é um convite a intimidade e aos prazeres da vida.

Hotéis com ações sustentáveis


Pousada da Vigia, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada dos Sonhos, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Solar Mirador, Praia do Rosa, Santa Catarina
Pousada Quinta da Bela Vista, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Sítio dos Tucanos, Florianópolis, Santa Catarina

Ir Para Topo Da Página

36. Pedras e Águas que Encantam – RS
Estado(s): Rio Grande do Sul. Temas: Cultural, Negócios e Eventos, Ecoturismo.
36-salto-yucuma-derrubas
Salto Yucumã, Derrubas
Nos caminhos que as águas do Rio Uruguai percorrem, as belezas vão construindo um cenário incrível. A terra vermelha que foi pisada pelas missões jesuíticas deixou uma rica herança preservada até hoje. São Miguel das Missões, Patrimônio Cultural da Humanidade, é um espetáculo à parte! As festas folclóricas mostram a cultura regada de conflitos e religiosidade.
Sítios arqueológicos se confundem com o crescimento de cidades voltadas ao agronegócio e exportadoras de alimentos e implementos agrícolas. No encanto das pedras – ametista e calcita – de terras guaranis, podem-se conhecer jazidas. No total, onze cidades integram o roteiro, com estâncias hidrominerais, ruínas, parques, reservas indígenas e museus.
A natureza também foi generosa com árvores centenárias que margeiam as águas do “grande roncador”, o Salto do Yucumã. Este é o cenário: passado e futuro se misturam e formam um destino único traduzido numa só palavra: fascínio.

Destinos deste roteiro
Porto Alegre Cosmopolita, arborizada, agradabilíssima, diversificada, progressista e, essencialmente, moderna.
Frederico Westphalen Frederico Westphalen possui um grande potencial natural por ficar próximo dos maiores remanescentes de Floresta Atlântica do Norte do Estado do Rio Grande do Sul, Parque Estadual do Turvo, Área Indígena do Guarita e Terra Indígena de Nonoai.
Tenente Portela Tenente Portela possui diversos atrativos turísticos que revelam um pouco mais sobre a cultura do Rio Grande do Sul. Entre eles estão o Centro Cultural, monumento O Índio, Salto do Yucumã e parte da reserva indígena Guarita.
Derrubas Uma das mais importantes atrações turísticas de Derrubas é o Parque Estadual do Turvo, cujo atrativo principal é o Salto do Yucumã, “grande roncador”, na divisa com a Argentina, considerado uma das maiores quedas longitudinais do mundo.
Ametista do Sul Entre os pontos turísticos de Ametista do Sul encontramos a Pirâmide Esotérica, que simboliza o poder místico das pedras; a Igreja são Gabriel, construída com toneladas da pedra ametista; e o Ametista Parque Museu, com mais de mil exemplares de pedras preciosas e raras.
Horizontina Em decorrência da imigração, Horizontina tem forte influência cultural alemã, italiana e polonesa. Cidade pequena e tranquila abriga como principais atrativos destinos como a Cascata do Rio Buricá e o Morro Bela Vista.
Santa Rosa Santa Rosa possui um museu em homenagem a Xuxa Meneghel, nascida na cidade. Além disso, é reconhecida por ser grande produtora de soja e possui outro museu, este destinado a contar a história da chegada do grão na cidade.
Santo Cristo Santo Cristo é muito conhecida por realizar diversas manifestações culturais. Além disso, possui atrativos turísticos relacionados a vinícolas, espaços de artesanato parques para a prática de esportes, como é o caso do Parque Aquático Lago Azul.
Santo Ângelo Entre os atrativos turísticos de Santo Ângelo, destacam-se a Catedral Angelopolitana, de estilo neoclássico / barroco missioneiro, e o Espetáculo Angelus, que conta a história do santo que dá nome a cidade.
Entre-Ijuís Entre-Ijuís tem sua fama concentrada na produção de vinhos e em seus atrativos históricos e culturais, como o Arqueológico de São João Batista e o Museu Capela São João Batista.
São Miguel das Missões Abriga um encantador conjunto de ruínas da antiga redução de São Miguel Arcanjo e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo.
Ijuí Ijuí possui diversos atrativos turísticos naturais e históricos. Entre eles estão o Parque da Fonte Ijuí, com infra-estrutura para recreação e prática de esportes, e o Museu Antropológico Diretor Pestana com peças relacionadas ao índio pré-missioneiro.

Hotéis com ações sustentáveis neste roteiro


Eko Residence, Porto Alegre, Rio Grande do Sul


Ir Para Topo Da Página

37. Paraná: Um Cenário de Atrações do Atlântico ao Iguaçu – PR
Estado(s): Paraná. Temas: Ecoturismo, Aventura.
37-estrada-de-ferro-para-morretes
Ferrovia Curitiba – Morretes
Partindo da cosmopolita e progressista Curitiba, se inicia um roteiro que alia muitos atrativos naturais a importantes referências culturais. Pela estrada de ferro, faz-se um lindo passeio até Morretes, atravessando a Serra do Mar com sua exuberante Mata Atlântica. Não deixe de experimentar o Barreado, comida bastante típica da região, preparada com carne e folhas de bananeira.
Ao chegar na Ilha do Mel, no município de Paranaguá, é possível entrar em contato com a natureza rústica da região, com destaque para o Farol das Conchas, a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres e a misteriosa Gruta das Encantadas. A próxima parada é na região dos Campos Gerais, sede do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, que guarda curiosas formações rochosas esculpidas pela natureza há mais de 300 milhões de anos.
Foz do Iguaçu completa o roteiro, com suas famosas e inesquecíveis cataratas. O Parque das Aves, com seus viveiros de aves tropicais raras, borboletas e répteis, também vale a pena. O coroamento da viagem se dá no Marco das Três Fronteiras, símbolo do encontro de Argentina, Brasil e Paraguai.

Destinos deste roteiro
Curitiba Cosmopolita e moderna, Curitiba é um exemplo de capital.
Paranaguá Encravada na Baía de Paranaguá, uma das mais belas e resguardadas do litoral brasileiro, a cidade é o portal e centro de uma região de muitos encantos.
Foz do Iguaçu 275 quedas d’água e um cenário simplesmente deslumbrante. Essa é Foz do Iguaçu, localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.
Ponta Grossa Em Ponta Grossa, entre os diversos atrativos turísticos o destaque está nos destinos naturais, como as curiosas formações rochosas esculpidas pela natureza há mais de 300 milhões de anos.
Morretes O Centro Histórico de Morretes é um atrativo muito diferenciado, por mesclar casarios coloniais conservador e paisagens naturais deslumbrantes.


Hotéis com ações sustentáveis neste roteiro


Pousada Caraguatá, Ilha do Mel, Paraná
Hotel Panorama & Acquamania Resort, Foz do Iguaçu, Paraná
Pousada Fim da Trilha, Ilha do Mel, Paraná
Pousada das Meninas, Ilha do Mel, Paraná
Grajagan Surf Resort, Ilha do Mel, Paraná

Ir Para Topo Da Página

38. Cataratas + Circuito das Águas e Guarani – PR
Estado(s): Paraná. Temas: Cultural, Ecoturismo.
38-cataratas-foz-do-iguacu
Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu é um dos mais belos lugares do mundo. Com riqueza natural incomparável, o Parque Nacional, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, abriga as famosas Cataratas do Iguaçu e oferece aventura em trilhas, rafting, rapel, escalada em rocha, arvorismo e passeios de barco em meio às quedas d’água. É possível também sobrevoar as cataratas de helicóptero. Mas acredite: uma simples visão dessa beleza já é uma dádiva!
Outra grande atração é Itaipu, maior hidrelétrica do mundo em produção de energia. Os turistas podem visitar o Eco museu e o Refúgio Biológico Bela Vista e ainda assistir ao espetáculo da iluminação da usina. De Foz, toma-se o caminho para Guaíra. Às margens do Rio Paraná, a região ostenta o título de maior arquipélago da América do Sul e é considerada portal do Pantanal Paranaense. Com mais de 200 ilhas e centenas de espécies animais, entre elas 170 tipos de peixe, é um verdadeiro corredor de biodiversidade. Como se todas estas atrações não bastassem, ainda há atrações nas cidades de Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Santa Helena e Itaipulândia.

Destinos deste roteiro
Curitiba Cosmopolita e moderna, Curitiba é um exemplo de capital.
Foz do Iguaçu 275 quedas d’água e um cenário simplesmente deslumbrante. Essa é Foz do Iguaçu, localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.
Guaíra Guaíra conta com estrutura e hospitalidade de uma cidade preparada para receber turistas que desejam conhecer um pouco mais biodiversidade de ecossistemas existentes no Brasil. Uma dica de passeio pela cidade é visitar o Parque Nacional de Ilha Grande, que integra o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná.
Pato Bragado O Paraná é rico em tradições culturais. Em Pato Bragado o turista pode conhecer um pouco mais de perto as manifestações artísticas do sul do país, ao visitar um importante ponto turístico da cidade, o Centro Cultural de Pato Bragado.
Marechal Cândido Rondon Em Marechal Cândido Rondon o turista tem a oportunidade de participar de um passeio de city-tour e conhecer importantes locais da cidade, desde o Portal de entrada, construído em estilo germânico, até a fábrica de chope natural, para fechar o passeio.
Santa Helena Em Santa Helena, a perfeita combinação entre recursos naturais e uma cidade moderna, tornam inesquecíveis os momentos de lazer e diversão. Quem deseja visitar a cidade não pode deixar de conhecer ainda as exposições e monumentos regionais.
Itaipulândia O turismo religioso está muito presente na história de Itaipulândia. Muitos fiéis visitam a cidade para conhecer o Morro do Santuário Nossa Senhora de Aparecida, que abriga uma imagem de 26 metros de altura da santa.

Hotéis com ações sustentáveis neste roteiro


Hotel Panorama & Acquamania Resort, Foz do Iguaçu, Paraná

Ir Para Topo Da Página

39. Descobrindo o Litoral do Paraná – PR
Estado(s): Paraná. Temas: Ecoturismo, Cultural.
39-rppn-sebui-parana
RPPN Sebuí, Paraná
Curitiba é um caldeirão cultural. Melhor definição é difícil de encontrar. Modelo de urbanismo, educação e meio ambiente, a cidade transpira cultura, história e diversão. Por causa da forte imigração européia, da qual descende a maioria da população, os costumes locais são bastante diferentes do resto do Brasil e se reflete na arquitetura, na gastronomia e no jeito de ser do povo. Um exemplo é Santa Felicidade, bairro de imigrantes italianos repleto de cantinas típicas. Curitiba também encanta pelo verde – mais de 30 parques e bosques oferecem estrutura para recreação e prática de esportes – e é também ponto de partida de um passeio inesquecível pelo litoral…
A viagem de trem pela Serra do Mar leva até Morretes, onde a própria estação ferroviária já é uma atração. No distrito de Tagaçaba o turista vai se deparar com cachoeiras lindíssimas. A água também é um dos muitos recursos naturais abundantes na Reserva Particular do Patrimônio Natural Sebuí, acessível de barco. Conhecer os manguezais e a mata, passando de caiaque por cachoeiras e observando a revoada do papagaio chauá, deixam boquiaberto o turista, que termina o passeio na célebre Ilha do Mel, no município de Paranaguá, com suas praias, ondas propícias ao surf, Farol das Conchas e Gruta das Encantadas. Êxtase total!

Destinos deste roteiro
Curitiba Cosmopolita e moderna, Curitiba é um exemplo de capital.
Paranaguá Encravada na Baía de Paranaguá, uma das mais belas e resguardadas do litoral brasileiro, a cidade é o portal e centro de uma região de muitos encantos.
Morretes O Centro Histórico de Morretes é um atrativo muito diferenciado, por mesclar casarios coloniais conservador e paisagens naturais deslumbrantes.
Guaraqueçaba Guaraqueçaba integra o litoral do Paraná e é famoso por manter a mata atlântica preservada. Lá o turista tem como opções de passeio a Vila de Tagaçaba, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Sebuí e o Parque Nacional do Superagui.

Hotéis com ações sustentáveis


Pousada Caraguatá, Ilha do Mel, Paraná
Pousada Fim da Trilha, Ilha do Mel, Paraná
Pousada das Meninas, Ilha do Mel, Paraná
Grajagan Surf Resort, Ilha do Mel, Paraná

Ir Para Topo Da Página

40. Roteiro Integrado aparados das Serras Gaúcha e Catarinense – Os Cânions Brasileiros – SC/RS
Estado(s): Rio Grande do Sul, Santa Catarina. Temas: Ecoturismo, Rural, Cultural.
40-canion-do-funil-bom-jardim-da-serra-santa-catarina
Canion do Funil, Bom Jardim da Serra
Um roteiro que mostra um lado do Brasil que poucas pessoas conhecem. Os cânions brasileiros são muitos e possuem formações rochosas bastante singulares e pitorescas. Nas Serras Gaúchas e Catarinenses é possível conhecer os Parques Nacionais dos Aparados da Serra (Cânion Itaim- bezinho), da Serra Geral (Cânion Fortaleza) e de São Joaquim – além de 30 outros cânions – podem receber visitantes a pé, de bicicleta, a cavalo ou de carro. Fazendas de campos sempre verdes e horizontes sem fim, matas de araucária e uma infinidade de rios e cachoeiras são o habitat de 200 espécies de aves.
Com as estações bem definidas, com destaque para o inverno mais frio do Brasil, as regiões são destinos turísticos durante todo o ano. As várias opções de hospedagem, incluindo refúgios ecológicos e de montanha ou charmosas pousadas em ambiente rural, deixam os turistas seguros de que terão uma viagem confortável e aprazível.

Destinos deste roteiro
Porto Alegre Cosmopolita, arborizada, agradabilíssima, diversificada, progressista e, essencialmente, moderna.
São Joaquim Neve? É isso mesmo que você leu: neve. A cidade é famosa por ser a mais fria do país e uma das únicas onde esse espetáculo ocorre todos os anos.
Florianópolis E aí, vamos para Floripa? A cidade é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil. E não por acaso. A Ilha costeira é um convite a intimidade e aos prazeres da vida.
Urubici Localizado a 29 km do centro de Urubici, o Morro da Igreja sedia uma base da aeronáutica que controla o espaço aéreo de Santa Catarina. Do alto, tem-se visão privilegiada da Pedra Furada, interessante formação que se assemelha a uma grande janela natural.
Bom Jardim da Serra Bom Jardim da Serra é famosa por seu mirante no topo da Serra do Rio do Rastro. Outros destaques da cidade são a Serra do Rio do Rastro, o Cânion do Funil e o Cânion das laranjeiras.
Praia Grande Praia Grande é ideal para o ecoturismo, turismo de aventura e contemplação da natureza. Localizada no extremo sul catarinense, na região turística Caminho dos Cânions, Praia Grande é uma pequena cidade que impressiona pela natureza exuberante e privilegiada. No seu território estão os famosos cânions de Itaimbezinho e Malacara, destacando a cidade no cenário turístico nacional e internacional.
São José dos Ausentes São José dos Ausentes possui Cânion do Monte Negro, trilhas diversas no Desnível dos Rios, Cachoeira do Dez e Cachoeirão dos Rodrigues, e é propícia para caminhadas na Serra Velha e até a Cascata das Sete Mulheres.
Cambará do Sul O principal atrativo de Cambará do Sul é o Parque Nacional dos Aparados da Serra, que conserva amostras das formações vegetais existentes na Unidade, e protege os aspectos geológicos e geomorfológicos da área.
São Francisco de Paula São Francisco de Paula é formada por fazendas gaúchas dedicadas ao turismo rural, ótimas para cavalgadas, trilhas e passeio de barco.

Hotéis com ações sustentáveis


Eko Residence, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Rio do Rastro Ecoresort, Bom Jardim da Serra, Santa Catarina
Pousada da Vigia, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada dos Sonhos, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Solar Mirador, Praia do Rosa, Santa Catarina
Pousada Quinta da Bela Vista, Florianópolis, Santa Catarina
Cambará Eco Hotel, Cambará do Sul, Rio Grande do Sul
Pousada Sítio dos Tucanos, Florianópolis, Santa Catarina

Ir Para Topo Da Página

41. Roteiro Integrado Iguaçu – Misiones – PR/SC/RS
Estado(s): Paraná. Temas: Cultural, Ecoturismo.
41-sao-miguel-das-missoes-rio-grande-do-sul
São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul
Quase na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai há um roteiro que une nove patrimônios da humanidade. Eis uma excelente oportunidade de conhecer locais que, histórica e geograficamente, se complementam, num cenário rico de belezas naturais e raízes comuns. Juntas, as regiões oferecem grande diversidade de opções relacionadas à aventura, ao ecoturismo e à cultura.
Na Argentina, o turista pode conhecer o Parque Nacional del Iguazú e as Reducciones Jesuiticas de San Ignácio Mini, Santa Ana, Santa Maria la Mayor e Nuestra Señora de Loreto. Já do lado brasileiro temos o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e o sítio arqueológico São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. Em terras paraguaias, as atrações são a Reducción Santísima Trinidad del Paraná e a Reducción Jesus de Tavarangue.
Muita cultura e belezas naturais neste roteiro internacional.

Destinos deste roteiro
Foz do Iguaçu 275 quedas d’água e um cenário simplesmente deslumbrante. Essa é Foz do Iguaçu, localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.
Puerto Iguazú e Posadas Puerto Iguazú, San Ignácio e Posadas são uma cidades argentinas que integram este roteiro por abrigarem parte das cataratas existentes no Paraná.
Missiones e Encarnación Misiones e Encarnación são uma cidades paraguaias e integram este roteiro pelo mesmo motivo das cidades argentinas, abrigam outra parte das cataratas existentes no Paraná.
Santo Ângelo Entre os atrativos turísticos de Santo Ângelo destacam-se a Catedral Angelopolitana, de estilo neoclássico / barroco missioneiro, e o Espetáculo Angelus, que conta a história do santo que dá nome a cidade.
São Miguel das Missões Abriga um encantador conjunto de ruínas da antiga redução de São Miguel Arcanjo e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo.

Hotéis com ações sustentáveis neste roteiro


Hotel Panorama & Acquamania Resort, Foz do Iguaçu, Paraná

Ir Para Topo Da Página

69. Balneário Camboriú Panorâmico – SC
Estado(s): Santa Catarina. Temas: Sol e Praia, Aventura, Cultural.
69-balneario-camboriu-santa-catarina
Balneário Camboriu, Santa Catarina
Balneário Camboriú é o centro de um roteiro espetacular. Localizada às margens da BR-101, apresenta fácil acesso aos principais pontos turísticos do Estado. É famosa pela beleza das praias e a intensa e agitada vida noturna. O roteiro contempla a visita aos principais atrativos da cidade: o Parque Unipraias, com atividades como o arvorismo e passeio de barco, além de caminhadas pela orla, Via Gatronômica, Barra Norte e visita noturna ao Cristo Luz.
Em Penha, distante 45 km de Camboriú, está o Beto Carrero World, um dos maiores parques de diversão temáticos da América Latina que oferece diversão para toda a família. Em Blumenau, a melhor opção é fazer compras e degustar um bom chope no Parque da PROEB, local onde se realiza a famosa Oktoberfest. Também vale a pena um passeio pelo centro histórico, passando pelo Museu da Cerveja e pelo prédio da prefeitura, construção típica da colonização germânica.
Ah, não se assuste se ouvir a população falando outra língua: o alemão é comum nessa parte do estado.

Destinos deste roteiro
Balneário Camboriú Muito perto da capital Floripa, Camboriú é um paraíso de turistas que buscam diversão.
Florianópolis E aí, vamos para Floripa? A cidade é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil. E não por acaso. A Ilha costeira é um convite a intimidade e aos prazeres da vida.
Blumenau Em Blumenau, a melhor opção é fazer compras e degustar um bom chope no Parque da PROEB, local onde se realiza a famosa Oktoberfest. Também vale a pena um passeio pelo centro histórico, passando pelo Museu da Cerveja e pelo prédio da prefeitura, construção típica da colonização germânica.
Penha Em Penha, distante 45 km de Camboriú, está o Beto Carrero World, um dos maiores parques de diversão temáticos da América Latina e um dos principais atrativos turísticos do Estado, oferece diversão para toda a família

Hotéis com ações sustentáveis


Pousada da Vigia, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada dos Sonhos, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Solar Mirador, Praia do Rosa, Santa Catarina
Pousada Quinta da Bela Vista, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Sítio dos Tucanos, Florianópolis, Santa Catarina


Ir Para Topo Da Página

80. Caminhos Temperados – Charme e Cultura do Sul – RS
Estado(s): Rio Grande do Sul. Temas: Cultural, Aventura, Rural.
80-gramado-rio-grande-do-sul
Gramado, Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul sempre surpreende os turistas. Seus sabores, sotaques, cenários e principalmente por seus fortes costumes regionais. No centro de tudo isto está Porto Alegre, uma síntese de tudo que há no Rio Grande do Sul.
A cidade é referência em hotelaria, gastronomia e em turismo de eventos e negócios. Um simples passeio de ônibus pode revelar muitos encantos da cidade, que reúne complexos arquitetônicos impressionantes, como o prédio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e os edifícios e museus do Centro. Também chamam a atenção os charmosos parques e praças e a orla do Lago Guaíba, que se pode conhecer em passeio de barco.
Bem próximo, na européia Serra Gaúcha, Gramado, Canela, Garibaldi e Bento Gonçalves sobressaem com a gastronomia, o ambiente acolhedor dos cafés e hotéis, as convidativas adegas de vinhos e espumantes, o chocolate, a contagiante alegria do folclore e a exuberante paisagem de vales e montanhas. É bastante comum ver casais completamente apaixonados por lá…
E para quem curte mais aventuras e frio intenso, a dica é uma visita a Cambará do Sul, com destaque para o famoso Cânion do Itaimbezinho, cenário de filmes e novelas. Simplesmente uma viagem romântica e de muita personalidade.

Destinos deste roteiro
Porto Alegre Cosmopolita, arborizada, agradabilíssima, diversificada, progressista e, essencialmente, moderna.
Bento Gonçalves Ir a Bento Gonçalves é uma experiência fascinante.
Gramado / Canela Gramado é uma cidade cheia de charme e romantismo. Canela, igualmente charmosa e irresistível.
Viamão Viamão é muito conhecido por sua hidrografia. A cidade é banhada pelas águas do Lago Guaíba e da Lagoa dos Patos, além da Barragem do Saint Hilaire, o lugar de onde sai a água para o Arroio Dilúvio, em Porto Alegre.
Canela Canela está na lista dos destinos mais procurados do Rio Grande do Sul. Entre seus roteiros, está o Mundo a Vapor, com réplicas da época da Revolução Industrial que resgatam o melhor da história da nossa gente; o Alpen Park, o primeiro parque de trenós do Brasil; e o Parque do Caracol, com sua principal atração: a Cachoeira do Caracol.
Cambará do Sul O principal atrativo de Cambará do Sul é o Parque Nacional dos Aparados da Serra, que conserva amostras das formações vegetais existentes na Unidade, e protege os aspectos geológicos e geomorfológicos da área.
Caxias do Sul Caxias do Sul soma de folclore, infra-estrutura de ponta e dos atrativos turísticos inigualáveis. Na cidade é possível conhecer vinícolas, castelos, cachoeiras, rios e museus, além do tradicionalismo gaúcho e italiano, unidos nas mais lindas paisagens do sul.
Garibaldi Garibaldi oferece aos visitantes o prazer de desfrutar a paixão pelas coisas da terra, como parte da rota Estrada do Sabor, um passeio entre vinhas e vales, passando por grutas e capitéis, degustando os produtos coloniais sem esquecer os bons vinhos da região.
Nova Petrópolis Nova Petrópolis se destaca por sua encantadora paisagem e arquitetura. Entre suas atrações turísticas estão o Parque Aldeia do Imigrante, que conta a trajetória dos imigrantes alemães; e o seu comércio de malhas.

Hotéis com ações sustentáveis


Bangalôs da Serra, Gramado, Rio Grande do Sul
Eko Residence, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Don Ramón, Canela, Rio Grande do Sul
Pousada Encantos da Terra, Canela, Rio Grande do Sul
Hotel Pousada Blumenberg, Canela, Rio Grande do Sul
Cambará Eco Hotel, Cambará do Sul, Rio Grande do Sul
Pousada Jardim Secreto, Gramado, Rio Grande do Sul
Villa Allegro, Canela, Rio Grande do Sul
Recanto da Lua, Gramado, Rio Grande do Sul
Pousada do Engenho, São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul

Ir Para Topo Da Página

81. Caminho Farroupilha – Tradição e Cultura Gaúcha – RS
Estado(s): Rio Grande do Sul. Temas: Cultural, Rural, Sol e Praia, Negócios e Eventos.
81-cultura-gaucha
O Caminho Farroupilha é um poço de tradição e conhecimento dos costumes do gaúcho. Percorrer todos os destinos vai te fazer entender os valores desse povo tão progressista. Mergulhe no rico patrimônio cultural em meio a cenários heróicos, que contrastam com os pampas e as águas doces da região. A Revolução Farroupilha e o General Bento Gonçalves são as grandes atrações históricas da região.
Em Camaquã não deixe de visitar a Fazenda do Sobrado; em Pelotas as terras do charque remetem a um dos grandes motivos da Revolução; Em Piratini, o museu histórico e um passeio pelas ruas aguardam o turista. Vale a pena conhecer, em Alegrete, a Casa do General Bento Manoel Ribeiro, personagem polêmico da Revolução. A Praia do Laranjal, em Pelotas, é boa opção de lazer, assim como um passeio de barco pelo Arroio São Lourenço, onde Garibaldi construiu seus “lanchões”, barcos que podiam movimentar-se na água e em terra, como os atuais veículos anfíbios.
Depois de tudo isso você vai entender um pouco mais da história desse estado tão peculiar do Brasil. Percorrer estes caminhos é reviver essa história…

Destinos deste roteiro
Porto Alegre Cosmopolita, arborizada, agradabilíssima, diversificada, progressista e, essencialmente, moderna.
Guaíba Guaíba guarda recordações importantes da época da Revolução Farroupilha na Casa Gomes Jardim e no Cipreste Histórico, onde os líderes farrapos planejaram a tomada da Capital da Província.
Camaquã Um dos principais destinos de Camaquã é o seu Centro Histórico, formado pelos prédios da Assessoria da Câmara de Vereadores e a Câmara de Vereadores, junto com o Coliseu, a Praça Sylvio Luiz e a Igreja Matriz.
São Lourenço do Sul São Lourenço do Sul possui praias de água doce, enfeitadas por figueiras e coqueiros. O destaque fica com a praia de Barrinha.
Pelotas Pelotas possui diversos atrativos turísticos, entre eles o Cine-Theatro Guarani, palco de grandes acontecimentos artísticos e culturais, e o Mercado Público, um dos patrimônios culturais da cidade, construído em estilo neoclássico.
São José do Norte São José do Norte é caracterizado por sua arquitetura colonial portuguesa. Possui um centro histórico com traçado orgânico, formado por ruas e quarteirões irregulares, remanescentes da época colonial que guardam características da habitação urbana tradicional.
Rio Grande Entre as atrações em Rio Grande, destacam-se a Loja Maçônica União Constante, prédio em estilo Gótico que guarda relíquias como estátuas em mármore; Barco Cuter Minuano, que faz a travessia Rio Grande e São José do Norte e a Catedral de São Pedro, igreja mais antiga do Rio Grande do Sul.
Piratini Piratini possui como destaque entre seus atrativos turísticos o Museu Histórico Farroupilha, prédio, em estilo colonial português, com acervo constituído principalmente por objetos utilizados durante a Revolução.
Bagé Bagé é muito conhecida por investir no turismo rural da região. Um importante pólo que influência essa importância é a Associação Rural de Bagé, considerada como uma das entidades mais antigas a realizar Exposições Feiras no País.
Caçapava do Sul Caçapava do Sul abriga interessantes destinos turísticos, como a Pedra do Segredo, com formato que lembra uma dupla de gorilas gigantes; Caverna da Escuridão, onde uma lenda regional diz que possa estar escondido o tesouro dos jesuítas; e a Toca das Carretas, que servia de abrigo aos combatentes da Farroupilha.
São Gabriel São Gabriel é conhecido como a Terra dos Marechais por ser o berço de militares como o Marechal João Propício Menna Barreto e Marechal Fábio Patrício Azambuja. A cidade possui um dos maiores conjuntos arquitetônicos do Estado e um museu da FEB, considerado o segundo maior em acervo da II Guerra Mundial da América Latina.
Rosário do Sul Rosário do Sul está no meio do percurso do Rio Ibirapuitã, que tem suas nascentes no Brasil e no Uruguai.
Santana do Livramento Santana do Livramento é uma cidade hospitaleira com várias opções de lazer. O principal atrativo da região é o Parque Internacional, marco divisório de fronteiras entra Brasil e Uruguai.
Alegrete A fama de Alegrete está em suas águas. Rios, afluentes, ilha e lagoas formam a região. A cidade é cortada pelo Rio Ibirapuitã, que à sua direita possui as terras mais próprias para agricultura e à esquerda, terras melhores para a pecuária.

Hotéis com ações sustentáveis


Eko Residence, Porto Alegre, Rio Grande do Sul


Ir Para Topo Da Página

82. Economia da Experiência – Uva e Vinho – RS
Estado(s): Rio Grande do Sul. Temas: Cultural, Rural.
82-festa-da-uva-caxias-do-sul
Festa da Uva, Caxias do Sul
Quando se entra no interior do Estado do Rio Grande do Sul já é possível ter uma idéia do que vem pela frente. A imigração européia mantém suas raízes e costumes por ali… e não por acaso! O clima também é bem parecido com o europeu: frio e muito verde. Os imensos parreirais embelezam a paisagens e o paladar, com os vinhos produzidos na região. Nesse pedaço da Serra Gaúcha o turista vai passar por experiências memoráveis.
Bento Gonçalves é a capital brasileira da uva e do vinho. Caxias realiza a famosa Festa da Uva. Cotiporã, antiga Monte Vêneto, destaca-se pela fabricação de jóias. Garibaldi, a “terra do champanhe”, chega a ter uma Rota dos Espumantes. Nova Prata reúne imigrantes italianos, poloneses, alemães, árabes, portugueses e africanos. Protásio Alves, antiga Colônia do Chimarrão, abriga possivelmente o último armazém legítimo do tipo “secos & molhados” do país. Veranópolis orgulha-se de ser o “berço nacional da maçã e a “terra da longevidade”. Em Vila Flores, de colonização italiana, não falta alimento: aves, suínos, leite e hortifrutigranjeiros são abundantes na cidade.
Enfim, vá com disposição e saiba que seu paladar nunca mais será o mesmo!

Destinos deste roteiro
Porto Alegre Cosmopolita, arborizada, agradabilíssima, diversificada, progressista e, essencialmente, moderna.
Nova Prata Nova Prata é pode ser comparada a Babel, porque reúne imigrantes italianos, poloneses, alemães, árabes, portugueses e africanos. Como não poderia deixar de ser, toda a cultura desses povos esta presente nas e nos costumes tradições locais.
Vila Flores Em Vila Flores, de colonização italiana, não falta alimento: aves, suínos, leite e hortifrutigranjeiros são abundantes na cidade.
Veranópolis Veranópolis é uma das cidades brasileiras com o melhor percentual de longevidade. O foco principal do turismo da região é a qualidade de suas vinícolas.
Cotiporã Cotiporã é famosa pela beleza das jóias fabricadas na cidade. Ganha também o título de pioneira nos esportes radicais, tendo como mais conhecido o rafting.
Garibaldi Garibaldi oferece aos visitantes o prazer de desfrutar a paixão pelas coisas da terra, como parte da rota Estrada do Sabor, um passeio entre vinhas e vales, passando por grutas e capitéis, degustando os produtos coloniais sem esquecer os bons vinhos da região.
Caxias do Sul Caxias do Sul soma de folclore, infra-estrutura de ponta e dos atrativos turísticos inigualáveis. Na cidade é possível conhecer vinícolas, castelos, cachoeiras, rios e museus, além do tradicionalismo gaúcho e italiano, unidos nas mais lindas paisagens do sul.
Protásio Alves Protásio Alves possui diversos atrativos turísticos. Entre eles está a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, visitada por aqueles que buscam um lugar tranquilo para balbuciar suas preces; e a Casa de Palha, ponto de referência para o artesanato do município.
Ir Para Topo Da Página

86. Turismo Rural – Acolhida na Colônia – SC
Estado(s): Santa Catarina. Temas: Rural.
86-rancho-queimado-santa-catarina
Rancho Queimado, Santa Catarina
Entre montanhas, vales, matas, rios e cachoeiras está o roteiro de agroturismo na região das Encostas da Serra Geral. Agricultores familiares, que produzem alimentos orgânicos, deixam à disposição dos turistas as suas propriedades. A região, colonizada por imigrantes alemães, italianos, portugueses e letões, possui grande diversidade cultural, presente na culinária, arquitetura, folclore, costumes e histórias. A hospedagem em pousadas familiares dá direito a alimentação e vivência nas atividades do campo. Com estações bem definidas, os municípios de Anitápolis, Rancho Queimado, Santa Rosa de Lima e Urubici podem ser visitados em qualquer época do ano.
O ar bucólico da região dá o tom da vida no campo, mas sem nenhum tédio: cavalgadas, trilhas, banhos de rios e cachoeiras, atividades esportivas ou simplesmente a contemplação da natureza estão incluídos no passeio. Nada como o repouso ou uma conversa em volta do fogão a lenha nos dias de frio, sempre acompanhados de aromas, sabores e muito prosa.

Destinos deste roteiro
Florianópolis E aí, vamos para Floripa? A cidade é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil. E não por acaso. A Ilha costeira é um convite a intimidade e aos prazeres da vida.
Rancho Queimado Rancho Queimado se destaca pelas belas paisagens naturais, gastronomia e cultura. Com topografia acidentada de altitude variada, a cidade forma um local de beleza exuberante, constituído de lindas florestas de mata atlântica, campos e araucárias, aliadas as cachoeiras e rios de águas cristalinas e minerais.
Urubici Localizado a 29 km do centro de Urubici, o Morro da Igreja sedia uma base da aeronáutica que controla o espaço aéreo de Santa Catarina. Do alto, tem-se visão privilegiada da Pedra Furada, interessante formação que se assemelha a uma grande janela natural.
Anitápolis Anitápolis possui roteiros turísticos, entre eles destacam-se os Edifícios Históricos, constituídos no Antigo Patronato Agrícola, na Casa Paroquial e no Marco Indicativo do Combate da Serra da Garganta, na Revolução de 30.
Santa Rosa de Lima Santa Rosa de Lima possui como destaque em seus atrativos turísticos o Sítio da Tabita, com paisagem é belíssima e gastronomia caseira feita no fogão a lenha.

Hotéis com ações sustentáveis


Pousada da Vigia, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada dos Sonhos, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Solar Mirador, Praia do Rosa, Santa Catarina
Pousada Quinta da Bela Vista, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Sítio dos Tucanos, Florianópolis, Santa Catarina

Ir Para Topo Da Página

93. Ecoturismo – Ilha de Porto Belo – SC
Estado(s): Santa Catarina. Temas: Ecoturismo.
ilha-de-porto-belo-santa-catarina-ecoturismo
Ilha de Porto Belo, Santa Catarina
Lugar único no litoral sul do Brasil, a Ilha de Porto Belo encanta pela beleza paradisíaca. Sua natureza preservada é um atrativo especial, em meio à comodidade da infra-estrutura oferecida ao visitante.
Na Ilha de Porto Belo, os turistas desfrutam de várias alternativas de lazer, atrativos e serviços, com área exclusiva para grupos de excursões.
O uso turístico-recreativo respeita a capacidade máxima de visitantes, avaliada em 1.879 pessoas por dia, de acordo com estudo de profissionais especializados em turismo sustentável.
O empreendimento atua em compromisso com clientes, colaboradores, meio ambiente e sociedade, sendo co-responsável pelo desenvolvimento da comunidade local.
Na alta temporada, o atendimento é feito por estagiários do curso Turismo e Hotelaria, com domínio de idiomas. O trabalho conjunto com as embarcações dos pescadores artesanais e as escunas de tours marítimos garante um passeio seguro e divertido, cheio de conhecimento e aventuras.
Embarcados nestes pitorescos barcos de pescadores ou nas escunas com animação a bordo, os turistas desfrutam de um passeio agradável e lindas paisagens, além de conhecer um pouco da história da baía até chegar à Ilha de Porto Belo.
O atendimento ao público acontece das 07h às 18h na alta temporada (1º de dezembro a 31 de março). Nos outros meses do ano, a ilha fica aberta mas os serviços ficam suspensos. Para grupos, favor entrar em contato.

Veja mais em www.ilhadeportobelo.com.br

Hotéis com ações sustentáveis


Pousada da Vigia, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada dos Sonhos, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Solar Mirador, Praia do Rosa, Santa Catarina
Pousada Quinta da Bela Vista, Florianópolis, Santa Catarina
Pousada Sítio dos Tucanos, Florianópolis, Santa Catarina

(Fonte: www.turismobrasil.gov.br)

Ir Para Topo Da Página

107. Ilha do Mel – Trilhas e Praias para todos os gostos – PR
Estado(s): Paraná. Temas: Ecoturismo.
Ilha_do_Mel_Parana
Ilha do Mel, Paraná
Distante 8 horas de carro de Porto Alegre, 6 horas de São Paulo e apenas 3 horas de Curitiba, a  ilha do Mel possui mais de 95% do seu território preservado, constituído na forma de Estação Ecológica, e que para preservar toda essa beleza estabelece o limite máximo de até 5.000 visitantes na Ilha.

As duas principais atividades para se fazer na Ilha são as trilhas e as praias, das quais podemos destacar, entre as mais de 30 praias da ilha, a praia do Mar de Fora, em Encantadas, Praia Grande na região do Farol e a de Nova Brasília, localizada no povoado de mesmo nome. Graças ao limite do número de turistas na Ilha, as praias são quase desertas e não falta espaço e privacidade para aproveitar o Sol e o mar.

Veja duas publicações mais detalhadas sobre a Ilha do Mel, com fotos, dicas de trilhas, preços, como chegar e etc.

Hotéis com ações sustentáveis


Pousada Caraguatá, Ilha do Mel, Paraná
Pousada Fim da Trilha, Ilha do Mel, Paraná
Pousada das Meninas, Ilha do Mel, Paraná
Grajagan Surf Resort, Ilha do Mel, Paraná


Ir Para Topo Da Página

108. Estrada da Graciosa – A estrada mais bonita do Brasil – PR
Estado(s): Paraná. Temas: Ecoturismo.
estrada_da_graciosa_parana
Estrada da Graciosa
Se você estiver viajando pela região de Morretes, no Paraná, ali entre Curitiba e a Ilha do Mel, nossa recomendação é desviar um pouco o seu caminho e dar uma passadinha na estrada da Graciosa (PR-410), uma estrada que nem parece estrada.

A estrada que tem cerca de 30 km utiliza a antiga rota dos tropeiros em direção ao litoral do Estado, interligando o município de Quatro Barras (Curitiba) às cidades de Antonina e Morretes. Vale lembrar que parte da estrada foi declarada como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO.


Veja mais fotos em Você conhece a estrada da Graciosa? Será a estrada mais bonita do Brasil?


Ir Para Topo Da Página

109. Acolhida na Colônia – Agroturismo em Santa Catarina – SC
Estado(s): Santa Catarina. Temas: Ecoturismo, Rural, Cultural, Comunitário e Agroturismo.
acolhida-na-colonia_propriedade_rural
O projeto, que começou na França, e hoje existe em vários países, começou no Brasil em 1999, e de lá para cá cresceu bastante. O principal objetivo do projeto é trazer a vivência do campo para os turistas, que se hospedam em estruturas preparadas para o turismo junto às residências dos moradores ou, em alguns casos, até mesmo na casa deles. Mas o principal é que todas as refeições são feitas juntos com eles, sentados na mesma mesa, acompanhadas de um ótimo bate papo, onde todos, turistas e moradores saem ganhando, conhecendo diferentes culturas e hábitos.

Além das propriedades que oferecem a hospedagem e as visitas guiadas, o roteiro conta também com propriedades para atividades durante o dia, onde, dentre outras coisas, você poderá colher suas próprias frutas do pé, como uvas, caquis e outros, conhecer o funcionamento de um engenho de cana movido a tração animal, fazer passeios a cavalo ou charrete, ou ainda fazer trilhas e visitar cachoeiras quase desconhecidas!

As propriedades do roteiro Acolhidas na Colônia possuem atrações para todos os gostos, por isso entre em contato com eles pelo site www.acolhida.com.br, informe sua disponibilidade e seus desejos, e eles montarem o roteiro mais adequado para você!

Veja mais sobre o projeto e as propriedades em Agroturismo = Ecoturismo + turismo rural + turismo comunitário + turismo cultural.


Ir Para Topo Da Página

110. Projeto Tamar. Proteção as Tartarugas Marinhas – Florianópolis – SC
Estado(s): Santa Catarina. Temas: Ecoturismo e Cultural.
projeto-tamar_florianopolis_tartaruga
O projeto Tamar foi criado em 1980 e protege cerca de 1.100 quilômetros de praias, através de 23 bases de pesquisa mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco (Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Em Florianópolis o projeto existe desde 2005, e lá o principal objetivo é minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas, isto é, eles atuam na conscientização dos pescadores.

A base do projeto fica na Barra da Lagoa, cerca de 25 km do centro de Floripa, e funciona todos os dias, em horário comercial. Lá o turista pode conhecer de perto alguns exemplares de tartarugas que foram salvas pelo projeto e hoje vivem por lá, podem assistir um filme contando sobre a história do Projeto Tamar, comprar souvenires do projeto e, principalmente, acompanhar uma das visitas orientadas que acontecem diariamente.

O Centro de Visitantes fica na Rua Professor Ademir Francisco s/n, Barra da Lagoa. Funciona em horário comercial e tem cerca de três visitas guiadas por dia (depende da época). Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 para estudantes, crianças até 12 anos e pessoas acima de 60 anos; crianças até 1,20m não pagam.

Veja mais sobre o projeto em: Projeto Tamar, um passeio para crianças e adultos

Ir Para Topo Da Página

111. Trilha para a Lagoinha do Leste. A mais famosa de Florianópolis – SC
Estado(s): Santa Catarina. Temas: Ecoturismo.
trilha-lagoinha-do-leste_florianopolis_santa-catarina_lagoinha
Quando se pergunta por trilhas para fazer em Floripa, os turistas e os moradores que conhecem a Ilha já lembram logo da trilha da Lagoinha. Talvez porque ela mistura um pouco de aventura, já que a trilha é considerada relativamente pesada, mas também porque seu destino final é uma praia isolada, acessível apenas pela trilha ou por barco, além de ter ótimas vistas pelo caminho.

A trilha tem algumas variações, mas em resumo, pode ser iniciada no Pântano do Sul ou no Matadeiro, indo e voltando pelo mesmo caminho. O mais comum, talvez porque seja o mais fácil, é iniciar e voltar pelo Pântano do Sul.

Veja matéria completa sobre a trilha em: Trilha para a Lagoinha do Leste. A mais famosa de Florianópolis

Ir Para Topo Da Página

112. Trilha da Galheta. A melhor vista de Florianópolis – SC
Estado(s): Santa Catarina. Temas: Ecoturismo.
trilha-da-galheta_florianopolis_santa-catarina_praia-mocambique
Quando estiver a passeio em Florianópolis, reserve um dos dias para fazer a trilha da praia da Galheta de ponta a ponta, isto é, saindo da Barra da Lagoa, passando pela praia da Galheta e chegando à praia Mole. São cerca de 2 horas de caminhada, aproximadamente 5 km, e uma das melhores vistas da Ilha!

A trilha da Galheta passa por dentro do Parque Municipal da Galheta e possui muitas variações, mas optamos pelo maior caminho. Apesar de ter iniciado nossa trilha pela praia Mole e ter terminado na Barra da Lagoa, contaremos como fazer a trilha em caminho inverso, isto é, iniciando pela Barra da Lagoa, pois por esta opção as subidas são menos íngremes e são feitas em mata mais fechada, logo o sol na cabeça durante as subidas será menor.

Veja matéria completa sobre a trilha da Galheta em: Trilha da Galheta. A melhor vista de Florianópolis

Ir Para Topo Da Página

113. Trilha da Costa da Lagoa. Turismo Comunitário, Cultural, Ecoturismo e Sol e Praia – Florianópolis – SC
Estado(s): Santa Catarina. Temas: Ecoturismo, Comunitário e Cultural.
trilha-da-costa-da-lagoa_florianopolis_santa-catarina_casa-azul
Uma trilha fácil, apesar de longa, em meio a muita natureza e passando por sete vilas de moradores, além de construções históricas e cachoeiras. Essa é a trilha da Costa da Lagoa, que passa por uma região de pescadores que ainda mantém viva parte da cultura típica de Floripa.

A trilha, que apesar de ser comprida, cerca de 7 km, é bem fácil, e leva cerca de 03h30min.  Para fazer a trilha completa pode-se iniciá-la no Canto dos Araçás ou no terminal Lacustre (embarcadouro) do Parque Florestal do Rio Vermelho.

Optamos por começar pelo Parque Florestal e entramos na trilha na altura do posto de parada de barcos número 22. Na área do Parque Florestal há local para estacionar o carro e também alguns trailers que vendem bebidas e comidas. Para os que estão de ônibus a recomendação é iniciar a trilha pelo Canto dos Araçás, visto que lá é possível chegar de ônibus.

Veja matéria completa sobre a trilha da Costa da Lagoa em: Trilha da Costa da Lagoa. Turismo Comunitário, Cultural, Ecoturismo e Sol e Praia

Ir Para Topo Da Página

114. Um passeio diferente em Florianópolis. Trilha ecológica, comunidade local e construções históricas – SC
Estado(s): Santa Catarina. Temas: Ecoturismo, Cultural e Comunitário.
santo-antonio-de-lisboa_florianopolis_santa-catarina
Em um dia em Florianópolis é possível realizar três diferentes passeios. Em um dia ensolarado de Janeiro de 2013 fizemos a trilha para Naufragados e conhecemos como vive a comunidade local da praia, fomos conhecer os bairros históricos de Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa, conhecemos o projeto socioambiental do Instituto Ilhas do Brasil e ainda degustamos uma comida caseira à base de frutos do mar no Pântano do Sul.

Veja matéria completa sobre os passeios em: Um passeio diferente em Florianópolis. Trilha ecológica, comunidade local e construções históricas

Ir Para Topo Da Página

115. Boi de Mamão. Apresentação folclórica de Florianópolis – SC
Estado(s): Santa Catarina. Temas: Cultural e Comunitário.
boi-mamao_festa-tipica-florianopolis_santa-catarina_plateia-boi-mamao
O Engenho dos Andrade já é um ponto cultural conhecido de Florianópolis, pois é um dos mais bem conservados engenhos de farinha da região, daqueles movidos a tração animal. O Engenho, além de ser aberto à visitação do público em geral, recebe muitas escolas da região, para demonstrar para as crianças como era o processo de produção de farinha antigamente.

Já a apresentação folclórica do Boi de Mamão é uma manifestação típica da região litorânea do estado de Santa Catarina e tem suas origens nas brincadeiras com o boi feitas em Açores, Portugal. O Boi de Mamão tem muitas semelhanças com o “Bumba Meu Boi” ou “Boi Bumbá”, típicos do Norte e Nordeste brasileiros.

Em 2013, pela primeira vez, o Engenho dos Andrade, já conhecido por seu trabalho de manter viva a cultura e a história de Florianópolis, realizou, durante as quatro sextas-feiras de janeiro, a “Noite Cultural”, onde além da apresentação do Boi de Mamão, os turistas puderam acompanhar bandas locais tocando músicas típicas da ilha, conhecer o engenho de farinha e experimentar pratos típicos de Santa Catarina.

Veja matéria completa sobre a apresentação do Boi de Mamão em: Boi de Mamão. Apresentação folclórica de Florianópolis, Santa Catarina

Ir Para Topo Da Página

116. Cânion Fortaleza e produção orgânica de alimentos – RS e SC
Estado(s): Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Temas: Ecoturismo, Comunitário e Rural.
aparados-da-serra/canyon-fortaleza_aparados-da-serra_rio-grande-do-sul2
Assim como o Cânion (ou Caynon) do Itaimbezinho, o Fortaleza é um dos mais famosos da região, e muito se deve a trilha relativamente fácil no alto da formação. O passeio se destaca pelo Fortaleza ser o maior cânion da região e por suas visões deslumbrantes.

O acesso ao começo da trilha, via Cambará, leva cerca de 1 hora, e apesar de ter sido parcialmente asfaltado, ainda é bem pedregoso. É possível fazê-lo em qualquer tipo de veículo, mas não é aconselhável, visto que judia bastante do carro. A recomendação é que para esta trilha, o turista contrate uma agência da região e solicite para ir com o veículo da mesma.

Passando a entrada do parque nacional (ainda de carro) anda-se mais um pouco até chegar ao local de estacionamento. Onde (infelizmente) já encontramos algumas raposas que vêm até os carros à espera de comida, que normalmente é dada pelos turistas.

Dali são cerca de 1,5 km (1h30min) até o topo, nesta caminhada observa-se 95% do cânion e em dias claros é possível ver parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho. As vistas são realmente deslumbrantes, algo que no Brasil, só pode ser visto naquela região.

Veja matéria completa sobre nosso passeio no Cânion Fortaleza em: Cânion Fortaleza e produção orgânica de alimentos

Ir Para Topo Da Página

117. Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho e café rural – RS e SC
Estado(s): Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Temas: Ecoturismo e Rural.
aparados-da-serra/trilha-do-rio-do-boi_canyon-itaimbezinho_aparados-da-serra_final
A trilha inicia-se a cerca de 12 km do centro de Praia Grande e só pode ser feita com guia credenciado e mediante cadastro na entrada da trilha. É uma das trilhas mais bonitas da região, mas, é também, umas das mais cansativas, com 15 km (ida e volta) e leva de 6 a 8 horas para ser completada.

As agências da região, além de fornecerem os guias credenciados, fornecem também as caneleiras usadas para a proteção contra picadas de cobras e esbarrões nas pedras que compõem o caminho.

Nos primeiros 400 metros a trilha é feita em mata fechada, mas bem tranquila, porém, a partir daí, nos próximos 10 km, a trilha é realizada pelo leito do Rio do Boi, uma caminhada feita por cima das muitas pedras do leito do rio e que dificultam, e muito, a jornada. Sem falarmos das várias travessias realizadas pelo rio, em que os turistas têm que atravessar de mãos dadas formando uma corrente para assim conseguir se equilibrar e vencer a força do rio.

Veja matéria completa sobre nossa trilha em: Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho e café rural

Ir Para Topo Da Página

118. Oktoberfest, muito além do chope. Tradição e cultura alemã – SC
Estado(s): Santa Catarina. Temas: Cultural.
oktober-fest_desfile-de-rua_blumenau_instrumentos-tipicos
A festa Alemã que ocorre anualmente durante o mês de Outubro em Blumenau é famosa em todo o Brasil. Ano após ano a pequena e muito bem cuidada cidade de Blumenau, localizada no Vale Europeu, em Santa Catarina, recebe milhares de turistas durante seus 18 dias de festa. Uma festa inspirada na mundialmente conhecida Oktoberfest que acontece em Munique, na Alemanha, e que é muito famosa pela “abundancia” de diferentes tipos de chope.

Na Alemanha a festa original teve inicio em 1810, a partir de uma festa de casamento do Rei Luis I. A festança foi tão boa que passou a ser repetida anualmente. A festa hoje atrai anualmente cerca de 10 milhões de turistas. A curiosidade fica por conta do chope, que devido a lei seca só foi aparecer na festa a partir de 1918.

Aqui no Brasil a festa teve inicio no ano de 1984, após uma grande enchente ocorrida na cidade. Aproveitando-se das características Alemãs da cidade organizou-se o evento como meio de recuperar a economia local e levantar a autoestima dos habitantes. E Pelo jeito deu certo.

Hoje a festa é uma das maiores Oktober do mundo, ficando atrás apenas da original de Munique. Mas mais do que isso, a festa que teve inicio com o intuito de levantar o moral dos moradores, vem desempenhando este papel até hoje, e é motivo de muita preparação e orgulho para os Blumenauenses, que levam muito a sério a realização do evento.

Veja matéria completa sobre a festa em: Oktoberfest, muito além do chope. Tradição e cultura alemã

Ir Para Topo Da Página

119. Turismo em Bom Jardim da Serra – RS
Estado(s): Rio Grande do Sul. Temas: Rural e Ecoturismo.
bom-jardim-da-serra/bom-jardim-da-serra_santa-catarina_cavalgada_pousada-morro-grande
A cidade é Bom Jardim da Serra, que apesar da distância de 130 km de Cambará do Sul e de estar em outro estado, tem seu território cortado por Aparados da Serra, mesma formação rochosa de Cambará.

Bom Jardim é uma pequena cidade no alto das Serras Gaúchas, vizinha das famosas Urubici e São Joaquim, e é considerada a “capital das águas”, pois existem no município 35 cachoeiras com pelo menos dez metros de altura e nada menos que 14 rios nascem no território e se tornam afluentes do Rio Pelotas dentro da cidade.

Além das cachoeiras, Bom Jardim é também um dos acessos para os cânions das Laranjeiras, do Funil e da Ronda. E é um dos municípios catarinenses em que as tradições gaúchas, por incrível que pareça e mesmo sendo de outro Estado, são preservadas com mais afinco até hoje.

Veja matéria completa sobre a região em: Turismo em Bom Jardim da Serra, RS

Ir Para Topo Da Página

120. Atrativos turísticos de Canela e Gramado – RS
Estado(s): Rio Grande do Sul. Temas: Cultural.
bom-jardim-da-serra/canela-e-gramado_rs_catedral-de-canela
A região de Canela e Gramado, no norte do Rio Grande do Sul é muito famosa pelos eventos Natal Luz e Um Sonho de Natal, em que as cidades ficam repletas de decorações natalinas, além de suas baixas temperaturas e seus saborosos chocolates.

Mas a região tem muitos atrativos além dos citados. Durante nossa visita a empreendimentos hoteleiros da região que desenvolvem ações socioambientais, fomos conhecer algumas dessas atrações.

Canela e Gramado, que ficam a menos de 10 km de distância uma da outra, e formam um dos mais famosos polos turísticos do Sul do Brasil. Com o passar do tempo, foram surgindo muitas opções turísticas complementares às famosas decorações de Natal das cidades. Hoje podemos encontrar atrações como o Parque do CaracolParque da FerraduraFloresta do IBAMAAlpen ParkCasa de CulturaMundo a VaporCervejaria do Farol (Mirante)Território dos HorroresRua CobertaAldeia do Papai Noel (Parque Knorr)Mini MundoMuseu do PerfumeMuseu do ChocolateHollywood Dreams Cars (Museu do Automóvel)Museu de Cera DreamlandSuper Carros – Exposição de carros especiais, entre muitas outras.

Veja matéria completa sobre a região em: Atrativos turísticos de Canela e Gramado

Ir Para Topo Da Página

121. Cambará do Sul e suas atrações turísticas. Aparados da Serra – RS
Estado(s): Rio Grande do Sul. Temas: Cultural e Rural.
aparados-da-serra/quintais-de-cambara_cambara-do-sul_turismo-rural_sabores-da-querencia_visita
Para os turistas que queiram visitar os Cânions Fortaleza e Itaimbezinho por cima, a melhor opção é hospedar-se em Cambará do Sul. A cidade que além de estar muito próxima a estes atrativos naturais, também atrai muitos turistas por suas baixas temperaturas no inverno, que podem passar dos -5° em algumas ocasiões.

Além das atrações citadas, a cidade ainda é famosa por ter um dos melhores mel do Brasil, além das medicinais árvores de Cambará e de sua árvore lunar. Além de várias opções de ecoturismo, como visita e rapel em cachoeiras, passeios de bicicleta e cavalo pela região e passeio de bote no rio Camisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário